T�tulo do Seu blog aqui

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Projeto Meio Ambiente: Plantas


Instituto Educacional Turma da Mônica

PROJETO: Meio Ambiente.

Duração: Setembro, Outubro, Novembro.
Turmas: Maternal III, 1º e 2º período e fase introdutória.
Professoras: Elizabete, Nívea e Sônia.

Justificativa:

    Diante da degradação do meio ambiente nossa equipe docente decidiu trabalhar com os educandos o tema, onde abordaremos atividades especificas que proporcione uma aprendizagem significativa através do tema como, por exemplo: plantas, animais, água, reciclagem – conservação e reaproveitamento de alimentos/materiais e outros.Procuremos explorar atividades que propiciem a nossos alunos um conhecimento sobre a importância do cuidar e preservar nosso espaço, ou seja, nosso Meio Ambiente.

Objetivo Geral:

   Proporcionar aos nossos educandos atividades instigantes e envolventes para oportunizar uma aprendizagem significativa, através do tema “Meio Ambiente”.


Objetivos Específicos:


     - Diferenciar Meio ambiente – Conjunto de condições naturais e de influencia que atuam sobre o organismo vivos e os seres humanos; Natureza- Conjunto dos seres que formam o universo; Ecologia – Ciência que estuda a relação do homem com o meio ambiente;
      -Despertar o interesse para conservação do meio ambiente;
      -Reconhecer a importância da interação com o meio ambiente;
      -Investigar o ambiente em que vivemos;
      -Adquirir conhecimento sobre a vida das plantas e sua relação com a vida animal;
      -Despertar o interesse de pais e alunos o reaproveitamento, ou seja a reciclagem de materiais diversos;
      -Identificar as partes das plantas, as varias cores, formatos das folhas das plantas, os vários tamanhos que podem ter a arvore;
      -Apreciar a natureza que nos rodeia;
      -Cuidar do meio ambiente, preservando locais e objetos publico, como escola, ônibus, orelhões, pichações, praças etc.
      -Comparar tipos de animais através da observação e registros;
   -Identificar características especificas de cada grupo de animais / desenvolver a criatividade: 
Saber identificar:

1-      animais vertebrados e invertebrados.
2-      Animais domésticos e selvagens.
3-      Animais terrestres, aquáticos e aéreos.
4-      Animais úteis e nocivos;

Desenvolvimento:
      -O projeto será desenvolvidos através de  momentos, ou seja etapas para uma melhor organização e aproveitamento.

1º Momento – mês de setembro: Plantas
Neste momento estaremos desenvolvendo atividades relacionados as plantas;

   -  Sondagem com os alunos sobre o que eles entendem do tema “Meio Ambiente” – explicar a proposta, definir combinados do que será trabalhado.
      -Pesquisar com os alunos o que significa – “Meio Ambiente”.
     -Pedir os alunos meia-calça – para contruir o boneco de alpiste na semana que comemoremos o dia da primavera e da arvore;
      -Retornar a atividade de sondagem – fazer rodinha para expor aos alunos as atividades;
     -Explorar as plantas – meio encontrarmos as plantas – como elas nascem, crescem, reproduzem, envelhecem e morrem;
    -Reprodução das plantas: nascem de sementes, mudas, folhas, bulbos e enxertos;
     -Trabalhar com as crianças algumas espécies de plantas como, por exemplo: flores, arvores, outros – observar que algumas florescem e que possuem características diferenciadas como cor, cheiro, tamanho, espessura, entre outros aspectos que achar interessante;
    -Explorar leituras de textos que envolvam as plantas ou tema – fazer reconto – registro e trabalhar na sala estes textos – explorar espaço do texto, frases, palavras – letras – alfabeto – podendo construir o alfabeto do Meio Ambiente;
   - Trabalhar com atividades artísticas envolvendo colagem de folhas, pinturas, massinha, dobraduras, painéis com tema;
   - Musicas;
   - Caça-palavras, jogos;
    -Pesquisas;
    -Observações e relato;
     -Exercícios diversos relacionando ao tema;
     -Confecção de murais para enfeitar a sala com o tema – primavera – animais;
    -Produção de textos através de imagens;
    -Ditados (Desenhos-letras/ palavras);
     -Construção de livros coletivos;
    - Historia em quadrinhos;
     -Trabalhar poesias, poemas que envolva o tema de estudo;
     -Quebra-cabeça – desenho – palavras – outros;
      -Mosaicos;
     -Cartas, convites relatando a importância de cuidar e preservar o meio ambiente;
    -Mostrar a diferença da planta medicinal - Criar o dia do chã da amizade lanche coletivo (biscoito-chã-suco natural-torradas-bolo – pedir aos pais ajuda; Produzir um cartão para ser entregue ao colega para levar a família como um incentivo a preservação do meio ambiente;

                         Atividades:



























                                                                  
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário